Instalação expositiva DESIGN É...
Quem se lembra das figurinhas com o tema “Amar é...”, com suas frases emblemáticas e um casalzinho pelado? Esta foi a inspiração para que o designer multipremiado Marcelo Lopes criasse o projeto “Design é...”, que se desdobrou em instalação expositiva e posteriormente em livro.
A curadoria em parceria com a equipe organizadora do DW!, “Design é...” O projeto contou com a colaboração de 200 participantes notáveis, entre designers, curadores, críticos, jornalistas, empresários, executivos, dirigentes de entidades e agitadores culturais. Enfim, profissionais que, de alguma forma, dedicam suas carreiras a fomentar o Design como cultura e como negócio. Quase todos prestigiaram o evento.
Cada um dos 200 convidados elaborou sua própria definição do que é Design. A principal lição de casa dos envolvidos foi criar definições sobe Design em frases curtas, com menos de 100 caracteres, ajudando a tecer uma rica rede de significados e propostas, com múltiplos olhares sobre um único tema.
Estrelas do Design
200 móbiles suspensos propunham deslocar a experiência dos visitantes. “Passamos tanto tempo olhando para baixo, em nossas telas, por isso quis criar um momento para olharmos para cima. É como se estivéssemos buscando cada estrela de uma constelação. Cada uma tem brilho próprio, mas juntas compõem um universo a ser explorado”, conta Marcelo Lopes.
Como elemento base da instalação, foi escolhida a forma do cubo, por exibir diversas faces, assim como o Design, num festival de oito cores que simbolizou as infinitas possibilidades de criação, com as fotos de seus co-autores, ao estilo portrait, e as frases que definem cada olhar, único e perspicaz, sobre o universo do Design.